sexta-feira, 20 de julho de 2012

Velasco

"Família espanhola, de antiga nobreza, passada a Portugal com D. Ana de Velasco, duquesa de Bragança, mãe do rei D. João IV, e com outras pessoas. Tem o seu solar nas Astúrias.

As suas armas são: Xadrezado de ouro e de veiros, de três peças em faixa e de cinco em pala. Timbre: um leão de veiros armado e lampassado de vermelho."


In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete

Tavares

"É uma das antigas linhagens portuguesas, proveniente, ao que parece, das dos Fonsecas. Dizem os genealogistas que o rico-homem D. Ega Garcia da Fonseca, senhor do couto de Leomil e da honra de Fonseca, houve sua mulher, D. Mor Pais de Cerveira, a D. Pedro Viegas, senhor da Guarda, o qual houve a Estêvão Pires de Tavares e a D. Maria Pires de Tavares, casada com seu primo coirmão D. Mendo Gonçalves da Fonseca, fundador do mosteiro de Mancelos, filho de D. Gonçalo Viegas, senhor de honra de Fonseca e de outras terras, e de sua mulher, D. Urraca Vasques. Estêvão Pires de Tavares tomou o apelido da terra de Tavares, na Beira, e recebeu-se com D. Ouroana Esteves, filha de Estêvão Anes, cidadão honrado e alcaide-mor da Covilhã, e de D. Teresa Afonso. Deste matrimónio ficaram filhos que continuaram o apelido de Tavares, o qual se perdeu a preposição, retomada, tardiamente, por poucos descendentes.

Os Tavares usam as seguintes armas: De ouro, com cinco estrelas de seis raios de vermelho. Timbre: um pescoço e cabeça de cavalo, de vermelho, brindado de ouro"


In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete

Serrão

"Provêm os deste apelido da família dos Mouras, ganhadores da vila do seu nome. De D. Martim Rodrigues, mestre da Ordem de Calatrava, foi filho Vasco Martins Serrão de Moura, fidalgo principal do seu tempo, que se achou nas conquistas do Reino, por cujos serviços houve senhorio de alguns lugares na província do Minho. Teve mercê da alcaidaria de Moura, de que não chegou a tomar posse. Casou-se com D. Maria Dias de Góis, filha de Pedro Salvador e de sua mulher, D. Maria de Esposade. Vasco Martins e sua mulher instituíram, estando em Sevilha no ano de 1264, um vínculo e deixaram geração.

As armas dos Serrões são as seguintes; De prata, com um leão de vermelho, sobre um monte de verde. Timbre: o leão do escudo, saiante."



In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Corona

"Família espanhola que passou a Portugal, ignorando-se, porém, quem trouxe o apelido. As armas que usa, tanto na Espanha como em Portugal, são: De verde, com uma cruz florenciada de ouro, acompanhada de uma coroa do mesmo, posta no cantão direito do chefe, e de uma flor-de-lis de prata, no cantão esquerdo da ponta."


In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete

Cordeiro

"Não parece de grande antiguidade esta família e o seu apelido deve provir de alcunha, visto não ser procedido de preposição.

Na Espanha existe uma família Cordero, da qual podem ter provindo os Cordeiros portugueses, se bem que as suas armas sejam diversas. Os de Portugal usam as seguintes: De verde, com quatro cordeiros de prata acantonados. Timbre: um cordeiro do escudo."


In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Negrão

"Família estranha, que na Itália se chama Negrone e na Espanha Negrón. Há em Portugal pessoas deste apelido, que tanto pode provir de qualquer dos países referidos como da alcunha portuguesa.

Em Génova a família Negrone foi uma das vinte e oito senatoriais daquela República, donde passou a Espanha no tempo de Filipe I, nas pessoas de Bartolomeu Negrone e João Baptista Negrone, que deixaram larga descendência, a qual se espalhou por Sevilha, Valladolid, Xerez de la Frontera, Cádis e outras terras.

As armas, usadas em Portugal, Itália e Espanha são: De ouro, com três palas de negro. Timbre: uma águia de negro, estendida e saiante."



In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete

Moncada

"Família espanhola, da qual passou há séculos um ramo a Portugal.

Trás por armas, tanto neste país como na Espanha, as seguintes: Lisonjado de prata e azul."


In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete

Montenegro

"Família da Galiza, que se diz descender do Rei D. Fruela I. Alonso Lopes de Montenegro casou com Teresa Sanches e teve Tristão de Montenegro, que se recebeu com D. Maria Sarmento, filha de Garcia Fernandes Sarmento e de D. Teresa de Sotomaior. Deste casamento nasceu Lopo de Montenegro, que casou com Constança Lopes Cordido, filha de Pedro Cão de Cordido, senhor de Travanca, de quem houve geração que seguiu o apelido Montenegro. Na descendência destes se encontraram muitas pessoas casadas em Portugal.

As armas que usam os Montenegros em Portugal e na Itália são as seguintes: De prata, com monte de negro, de três cômoros. Timbre: o monte do escudo."



In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete

terça-feira, 10 de julho de 2012

Ochoa

"Família originária de Navarra, que se diz ter passado a Portugal na pessoa de Martim Henriques de Ochoa, que veio na companhia do Conde D. Henrique.

As armas desta família são as seguintes: De prata, com dois lobos passantes, um sobre o outro, de azul. Timbre: um lobo do escudo."



In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete

domingo, 8 de julho de 2012

Franca

"Parece que não há só uma família deste apelido, em Portugal. Há uma família de origem genovesa, que se supõe principiar em Lançarote da França (ou de Franqui), que alcançou o reinado de D. João I e casou com D. Leonor de Abreu, filha de Lopo Vaz de Castelo-Branco, monteiro-mor do mesmo Rei. Estes foram os progenitores de uma família dos Francas.

Os Francas, de Portugal, usam as seguintes armas: De prata, com quatro palas de verde e uma banda, atravessante sobre o todos, entrecambada. Timbre: duas lanças de prata, hasteadas de verde, passadas em aspa."


In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete

sábado, 7 de julho de 2012

Crato

"Ignora-se a origem desta família, que tirou o apelido da vila de Crato, no Alentejo, em cuja província viveu na primeira metade do século XVI Belchior do Crato. Este é a pessoa mais antiga do apelido que se conhece, sabendo-se que era primo do irmão da mulher de Álvaro Mexia, de Isabel Vaz, mulher de Rui Gonçalves de Castelo-Branco, e de Brites Belo, mulher de Diogo de Barros. Viveu em Portalegre e foi casado com Ana Gonçalves de Basto, de quem teve diversos filhos que seguiram o apelido paterno

Usam por armas: De ouro, com cinco torres de vermelho, postas em cruz."


In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete

Braga

"É mal conhecida a origem desta família que, segundo se supõe, tomou o apelido da cidade de Braga. A pessoa mais antiga que se encontra com ele é Gonçalo Esteves de Braga, que viveu no reinado de D. Fernando. Possuí bens em Coimbra, que o Rei deu por Carta de 6 de Outubro de 1369, a João Gonçalves Cerveira, para ele e seus descendentes.

Usam as seguintes armas: De vermelho, com uma torre de prata aberta e iluminada de negro. (...)"


In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Borja

"Família espanhola de grande categoria, que passou à Itália, tomando ali o seu apelido a forma Bórgia. Em Portugal um dos mais notáveis membros desta família, que depois foi elevado aos altares como S. Francisco de Borja, casou com D. Leonor de Castro, filha de D. Álvaro de Castro, senhor de Torrão, e de D. Isabel de Melo, e um filho do Duque santo, D. João de Borja, Conde de Ficalho, também se recebeu, em segundas núpcias, com uma portuguesa, D. Francisca de Aragão, filha de Nuno Rodrigues Barreto, senhor da Quarteira e alcaide-mor de Faro, e de D. Isabel de Melo, da qual deixou ilustre descendência.

As armas usadas pelos Borjas são: De ouro, com boi passante de vermelho: bordadura de verde carregada de oito flamas de ouro. Timbre: o boi do escudo."



In: Armorial Lusitano: Afonso Eduardo Martins Zúquete

Beja

"Desconhece-se a origem desta família, sabendo-se apenas que tirou a sua designação da cidade de Beja. Já existiam pessoas deste apelido no reinado de D. Dinis como: Pedro Esteves de Beja, bom cavaleiro, privado do mesmo soberano e meirinho-mor da província de Entre Douro e Minho; Gomes Lourenço de Beja, valido do mencionado Rei e comendador-mor da Ordem de Sant'Iago; e João Domingues de Beja, escrivão da Puridade de D. Dinis e seu porteiro-mor, conselheiro e vassalo de D. Afonso IV, com quem esteve na batalha do Salado. João Domingues de Beja era filho de Domingues Pais de Beja, reposteiro-mor do Lavrador.

As armas dos Bejas são: Do vermelho, com cruz de ouro cantonado de quatro flores-de-lis do mesmo. Timbre: uma aspa de vermelho carregada em chefe de duas flores-de-lis de ouro.



Outros trazem por armas: Esquartelado; o primeiro e o quarto de vermelho, com cruz de ouro cantonada de quatro flores-de-lis do mesmo; o segundo e o terceiro,  com uma águia estendida de púrpura. Timbre: a águia do escudo com uma flor-de-lis de ouro no peito."



In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete

Batalha

"Ignora-se a origem desta família. Parece que em Portugal existem algumas linhagens do mesmo apelido com proveniências diversas e nacionalidades diferentes.

Sabe-se que já na primeira metade do século XVIII usavam as seguintes armas, bastante parecidas com as de uma família da Borgonha, chamada Bataille de Mandelot: De azul, com três flamas de ouro, relançadas de vermelho. Timbre: uma flama do escudo"



In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Almada

"Parece que foi Joane Anes de Almada, servidor dos Reis D. Afonso IV, D. Pedro I e D. Fernando I, quem principiou a usar este apelido, e que descendia de algum dos fidalgos ingleses que ajudaram D. Afonso Henriques na conquista de Lisboa, por cujo motivo lhes deu o mesmo príncipe o lugar de Almada.

Notabilizaram-se os Almadas por muitos feitos de valor, sobressaindo nesta família o grande patriotismo de que sempre deu provas.

João Vaz de Almada, que serviu D. João I, cavaleiro da Ordem da Jarreteira, assim como seu filho, D. Álvaro Vaz de Almada, morto na batalha de Alfarrobeira, em companhia do Infante D. Pedro, de quem era partidário e amigo, e D. Antão de Almada, um dos quarenta conjurados que ajudaram a sacudir o jugo castelhano e a restaurar o trono português, simbolizam as virtudes guerreiras e o amor à Pátria da família que tão bem soube defende-la e honrá-la.

De Álvaro Vaz de Almada, Conde de Avranches, em França, e de sua primeira mulher, D. Isabel da Cunha, provieram os Abranches.

D. João Ribeiro Gaio, Bispo de Malaca, fez aos Almadas e Abranches a seguinte quintilha:

Dos Almançores temidos,
das batalhas vencedores,
em suma embaixadores,
na paz melhor vestidos,
nas Hespanhas os melhores.

As armas que os deste apelido usam em Portugal e Espanha são: De ouro, com banda de azul, carregada de duas cruzes florenciadas e vazias de ouro, acompanhada de duas aguietas estendidas de vermelho, armadas e sancadas de negro. Timbre: uma aguieta do escudo."



In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete

Camões

"Família galega de que o primeiro em Portugal foi Vasco Peres de Camões, que veio servir o Rei D. Fernando, cujo partido tomara nas pretensões que teve à Coroa de Castela contra D. Henrique, o Bastardo. D. Fernando lhe deu, por tal motivo, as alcaidarias-mores de Portalegre e Alenquer, diversas vilas e as herdades e terras que a sua irmã, a Infanta D. Beatriz, possuía em Estremoz, perdendo quase tudo por seguir o Rei de Castela D. João I, quando quis apossar-se da Coroa portuguesa. Na batalha de Aljubarrota, onde se encontrava com seu primo Aires Pires de Camões, que também viera para Portugal em serviço de D. Fernando, ficou prisioneiro e este morto. Do seu matrimónio com D. Mariana Tenreiro, filha de Gonçalves Tenreiro, capitão-mor da armada de Portugal em tempo de D. Fernando, e de Maria Fernandes, teve diversos filhos por quem se continuou o apelido de Camões.

As suas armas são: De verde, com uma serpe de ouro, saiante em pala de entre dois penhascos de prata. Timbre: a serpe do escudo, sainte."



In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Calatayud

"Família espanhola que procede de Rodrigo Sanches Zapata de Catalayud e de Iria Ximenes, pessoas de antiga nobreza, apelido tomado da cidade de Calatayud, no Reino de Aragão. Passou a Portugal ao serviço de D. Leonor, mulher do rei D. Manuel, João de Calatayud, que casou neste reino com D. Constança Soares de Figueiroa, senhora castelhana que também veio com a mesma princesa no ofício de camareira-menor. Deste matrimónio nasceram vários filhos que usaram o apelido Calatayud, um dos quais foi porteiro-mor de D. Sebastião. Dos restantes só um passou a Castela, onde se recebeu e viveu, deixando geração.

As armas que usam são: De vermelho, com uma sapata xadrezada de prata e negro; bordadura cosida do primeiro, carregada de oito esmaltes de ouro, cada escudete com uma banda de negro."


In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete

Miranda

"Provém esta família de Afonso Pires de Charneca, cidadão principal de Lisboa, dos que ajudaram D. João I no começo do seu reinado e um dos cinco companheiros que D. Nuno Alvares Pereira tomou quando desafiou D. João Ansores. Foi também, um dos quatro que os de Lisboa escolheram e o Condestável tomou para o seu conselho. Teve o senhorio das Alcáçovas e de outras terras e, também, dos lagares de El-Rei em Lisboa, os quais lhe oram dados pelos serviços que prestou.

Afonso Pires recebeu-se com Constança Esteves, de quem houve, entre outros, a Martim Afonso de Charneca, o qual andou em demanda com seu irmão Afonso Rodrigues muito tempo sobre quem havia de herdar as Alcáçovas e os lagares de El-Rei, cabendo-lhes tudo por mandado de D. João I, se bem que era clérigo. Foi enviado por embaixador a França, de onde se diz trouxe uma senhora francesa, que outros pretendem ser castelhana e chamar-se D. Mécia Gonçalves de Miranda, da qual houve filhos que tomaram o seu apelido por a sua muito nobre linhagem. Foi arcebispo de Braga e instituiu dois vínculos, que deixou aos dois filhos mais velhos. O Rei lhe doou S. Cristóvão de Lisboa, onde fez uma capela para o vínculo principal, em cujo compromisso mandou que seus descendentes se chamassem Mirandas. Sepultou-se na referida capela. Seus foram Martim Afonso de Miranda, rico-homem, senhor do morgado da Patameira, junto de Torres Vedras, instituído por seu pai, o qual se recebeu com D. Genebra Pereira, filha de Aires Gonçalves de Figueiredo, com geração; Fernão Gonçalves de Miranda, senhor do segundo morgado instituído por seu pai, rico-homem, casado com D. Branca de Sousa, filha de Afonso Vaz de Sousa, com geração; D. Margarida de Miranda, primeira mulher de D. Pedro de Meneses, 2º Conde de Viana, com geração; D. Leonor de Miranda, mulher de Aires Gomes da Silva, com geração; e D. Maria de Miranda, primeira mulher de Gonçalo Pereira de Riba de Vizela, com geração.

O bispo de Malaca, D. João Ribeiro Gaio, escreveu os seguintes versos, dedicados a esta família:

Aspa trazem colorada
os que tiveram Miranda
e aquela nobre Aranda
sobre ouro atravessada
com flores de lis em banda.

As armas dos Miranda são: De ouro, com aspa de vermelho, acompanhada de quatro flores-de-lis de verde. (...)"


In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete

Almeida

"Provêm os Almeidas de Fernão Canelas, senhor das quintas do Pinheiro e de Canelas, na freguesia de Mangualde, pai de João Fernandes de Almeida, que pelos anos de 1223 a 1245 fundou no julgado de Azurara da Beira, hoje concelho de Mangualde, uma aldeia, denominada Almeida, em 1258, da qual tomou o apelido, que transmitiu aos seus descendentes.

João Fernandes de Almeida foi também senhor das quintas do Pinheiro e de Canelas. A aldeia de Almeida no século XVII passou a chamar-se Almeidinha, lugar que deu nome ao título de Barão e Visconde, concedido aos Amarais Osórios.

Foi a dos Almeidas uma das mais preclaras famílias do Reino, deixando imorredoura memória nos feitos do Vice-Rei da Índia D. Francisco de Almeida, na bravura do alferes-mor Duarte de Almeida, na batalha de Toro, na inteligência da Marquesa de Alorna e nas incontáveis acções com que tantos ilustraram a História de Portugal, no Continente e na Índia.

João Rodrigues de Sá, senhor de Matosinhos, cantou os Almeidas nestes versos:

Nos douro seys arrivelas
em seus escudos pintados
do sangue honrrados perlados
sempre vimos dentro delas,
& outros leygos destacados;


Dalmeyda, que jaa fez cumes,
deu, & ajuda daa lumes
destado, & de senhorio
Abrantes, Crato, & quem Dio
vyo desbaralar os rumes.

Trazem por armas: De vermelho, com dobre-cruz acompanhada de seus besantes, tudo de ouro; e bordadura da mesma. (...)"


In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete

Aguiar

"Da antiga e ilustre família dos Guedes procedeu a dos Aguiares, que tomou o apelido do senhorio de Aguiar, na província de Trás-os-Montes, e o primeiro a usa-lo foi D. Mendo Peres de Aguiar, que casou com D. Maior Garcia de Portocarreiro e viveu em tempo de D. Afonso Henriques, dele vindo os que se assim chamaram. Desta família saiu a dos Aguilares, muito qualificada em Espanha.

Tanto no Continente como nas Ilhas teve larga expansão, mantendo sempre honrada nobreza, que procurou consolidar com acções dignas dos feitos dos seus maiores.

D. João Ribeiro Gaio, bispo de Malaca, cantou os Aguiares na seguinte trova:

D'Aguiar foram senhores
Verdadeiros e leais
De antigos antecessores
Mas não tiveram mais
Por pertencer a Aguiares

Manuel de Sousa da Silva, insigne linhagista, a seu respeito escreveu esta quintilha:

Desse Dom Guêda antigo
Tem os de nome honrado
De Aguiar sublinhado
Por terem o seu abrigo
N'esta terra assim chamada.

As armas que usam são: De ouro, com águia estendida de vermelho, bicada e sancada de negro. (...)"



In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete

domingo, 1 de julho de 2012

Pamplona

"Família originária da Navarra, cujo apelido tomou da sua capital, a cidade de Pamplona, e tem solar em Trujillos. Passou a Portugal na pessoa de Vasco Pamplona, pai de Pedro Vaz Pamplona, morador na cidade do Porto em 1504, casado com Catarina Martins, de quem teve D. Maria Vaz Pamplona, senhora da casa de seu pai e casada com João Álvares, que no ano de 1525 instituiu a capela no mosteiro de S. Domingos, do Porto, filho de Álvaro Afonso Dinis, que viveu na referida cidade nos reinados de D. João I, D. Duarte e D. Afonso V e nela foi vereador em 1428,  neto paterno de Afonso Martins. Deste matrimónio com João Álvares, senhor do Paço de Beire, houve D. Maria Vaz geração, pela qual se propagou o apelido de Pamplona.

Ao ilustre genealogista do século XVII, Manuel de Sousa da Silva, se devem os seguintes versos em honra desta família:

Lá em Navarra Tadella
Foi patria do singular
Que por Pamplona livrar
Tem os seus nomes della
Vem para o Porto morar.

As suas armas são: De vermelho, com seis faixas de ouro. (...)"


In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete

Ourém

"Família de origem desconhecida, cujo apelido deve ter tomado da vila de seu nome.

Atribuem-se-lhe as seguintes armas: De prata, com uma águia estendida de negro, armada de vermelho. (...)"


In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete