terça-feira, 10 de julho de 2012

Ochoa

"Família originária de Navarra, que se diz ter passado a Portugal na pessoa de Martim Henriques de Ochoa, que veio na companhia do Conde D. Henrique.

As armas desta família são as seguintes: De prata, com dois lobos passantes, um sobre o outro, de azul. Timbre: um lobo do escudo."



In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete

4 comentários:

  1. Bom Dia,gosto do seu blog e acho a Heráldica muito interessante.Gostaria de saber se me poderia identificar a Familia com 3 lobos nas armas? Já vi 2 lobos como nesta sua publicação,5 lobos,1 lobo...Mas nunca 3...

    Muito Obrigado :)

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde!
    Estive a dar a volta ao Armorial e não encontrei nenhumas armas com três lobos sobre um campo liso (presumi que fosse essa a descrição do escudo que procura). Como referiu há vários escudos (alguns quase idênticos) com dois e cinco lobos, o mais próximo que encontrei da sua descrição (nomeadamente o número 3) foram as armas dos Moscoso: "de prata, com três cabeças de lobo de sua cor, cortadas de vermelho, postas uma sobre a outra". Não sei se terei adiantado de muito..., mas de facto, como dá para retirar desta situação, percebe-se que o Armorial não é uma fonte exaustiva.

    ResponderEliminar
  3. Olá, bom dia!
    Encontrei este blog interessantíssimo numa pesquisa que comecei a fazer do nome Ochoa e agradeço-lhe esta partilha e este trabalho apaixonante. Pelo que descobri o nome desta casa nasceu mais precisamente em San Sebastian, é um nome basco (não é castelhano), e deriva da palavra basca "otsoa" que significa lobo e foi durante muitos anos um nome patronímico. Penso que é um conceito comum tal como Lopo que também deriva de lobo, e depois Lopes - filho de Lopo.

    Encontrei esta página - http://viiia.org/ochoa/blasones.html

    E a minha questão em relação à heráldica (área em que sou completamente ignorante) depois de ver essa página prende-se com o porquê de tanta variedade no brazão de família? Li que a família se dividiu em vários ramos, que se espalhou para vários territórios e que o brazão foi variando consoante o ramo, será essa a explicação?

    Mais uma vez muito obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Também não sou perita em heráldica, não passo de uma curiosa/apaixonada por esta arte, daí não lhe puder ajudar com grande rigor. No entanto, pelo que tenho visto e lido posso-lhe dizer que estas armas/escudos não representam um apelido ou família de forma geral, representam linhagens (nobres). Creio que a variação das armas surgiu naturalmente com o crescimento da linhagem. Principalmente na heráldica inglesa (e também francesa) há muito a tradição de brisurar as armas, consoante a posição dos elementos na família e o seu distanciamento do "ramo principal da família", o que leva naturalmente à variação das armas. Em Portugal não vejo isso acontecer assim, daí que as alterações que refere - a meu ver - se devam, por exemplo à junção (por casamento normalmente) de ramo cadete a outra linhagem de outra família. Assim juntam-se as armas de ambas e surge uma linhagem independente.

    Estas duas imagens podem-no ajudar (do livro "Simple Heraldry, Cheerfully iIllustrated")

    http://www.oocities.org/skuinsbalk/Erskines.jpg
    http://www.oocities.org/skuinsbalk/BoweswedsLyon.jpg

    ResponderEliminar