domingo, 2 de setembro de 2012

Leme

"Família flamenga, cujo antepassado mais antigo que se conhece é Martim Lem, cavaleiro nobre e rico da cidade de Bruges, que teve de sua mulher Martim Lem e Carlos Lem, almirante de França.

Martim Lem, filho mais velho, sucedeu na casa e nos feudos paternos. Mostrou-se tão admirador de Portugal que desejou contribuir para a expedição de D. Afonso V contra os infiéis, para o que aparelhou uma urca à sua custa, na qual mandou seus filhos António Leme com vários homens de lanças e espingardas para com ele servirem. Embora as notícias da família assim o refiram, parece, porém, que este Martim Lem veio para Portugal com o fim de comerciar, estabelecendo-se em Lisboa com grande negócio e a quem D. Afonso V tomou por escudeiro-fidalgo da sua Casa em agradecimento de ter mandado armar à sua custa uma embarcação em que seu filho com gente de armas o foi servir em África. Martim Lem não se casou, mas teve com Leonor Rodrigues, mulher solteira, os seguintes filhos bastardos: Luís Leme, legitimado com todos os seus irmãos em 1464 por D. Afonso V, a pedido do seu pai, a quem se chama flamengo honrado, escudeiro e mercador em Lisboa, sem mais notícia; Martim Leme, gentil-homem da casa do Imperador Maximiliano I, sem mais notícia; António Leme, que passou em África a servir na guerra contra os Mouros, por ordem de seu pai, como se referiu acima, e se encontrou na tomada de Arzila e na de Tânger no ano de 1463, por cujos serviços o Rei o fez fidalgo da sua Casa, e de onde passou para a de seu filho, o Príncipe D. João, quando lhe pôs casa, teve confirmação das armas paternas por Carta de 12 de Novembro de 1471 e se recebeu com D. Catarina de Barros, filha de Pedro Gonçalves da Clara e de sua mulher, Isabel de Barros, casamento que alguns atribuem a seu neto de igual nome, de quem descendem os Lemes da Madeira; Rodrigo Leme, sem geração; Catarina Leme, que se recebeu com Fernão Gomes da Mina, com geração, e Maria Leme, casada com Martim Denis, com geração.

O apelido na Flandres é Lem, cuja pronúncia se manteve em Portugal pela adição de um e final.

As armas dos Lemes, usadas na Flandres e em Portugal são: De prata, com três merletas de negro. Timbre: uma merleta do escudo.


As armas usadas por António Leme e seus descendentes, conforme a Carta do Rei D. Afonso V, diferenciadas das de seu pai para as poder usar sem diferença de filho, mas como chefe de linhagem, são: De ouro, com cinco merletas de negro, postas em sautor. Timbre: uma aspa de ouro, carregada de uma merleta de negro.

(Leme, de António Leme)

In: Armorial Lusitano, Afonso Eduardo Martins Zúquete

2 comentários:

  1. Olá. Tens informação sobre a família Moutinho? Sou brasileiro e minha família é de origem portuguesa. Belo trabalho com o blog, as imagens são muito boas.

    ResponderEliminar
  2. Olá Fábio, e obrigada! :)

    Sim, tenho informação sobre os Moutinho, vou posta-la a seguir, espero que te seja útil.

    ResponderEliminar